Call Center

0800-772-0045

8 Dicas de Saúde para Viajantes

Pessoas que viajam para o exterior, ou fazem viagens longas, têm até 50% de chance de sofrer doenças relacionadas a viagens.

Embora a maioria das doenças adquiridas em viagens seja de natureza leve e transitória, algumas doenças infecciosas muito graves são endêmicas em certos lugares.

Todos os viajantes devem estar preparados para a viagem e cientes dos problemas e medidas para se proteger das enfermidades inesperadas.

Longe de ser um guia defintivo sobre o assunto, as dicas a seguir, podem muito bem servir de roteiro inicial para algumas precauções que devemos tomar nessas horas. Além disso, o esclarecimento ainda é a melhor forma de prevenção contra os males da ignorância.

Lembre-se, perder um mínimo de tempo para nos precavermos é mais inteligente do que gastarmos um máximo de tempo convalescendo em cima de uma cama.


Antes de viajar

Existem várias coisas que você pode fazer para se preparar, até como forma de assegurar, ou aumentar, as chances de que que tenha de fato um passeio saudável. Para começar:

- Faça um check-up médico. Se certifique de que está saudável antes de viajar;

- Atualize suas vacinas e se informe sobre outras imunizações necessárias;

- Prepare um kit de medicamentos para você e a família. Certifique-se de levar a quantidade suficiente dos medicamentos que você precisa, caso seja necessário peça ao médico a prescrição. Lembre-se de que em alguns países comprar medicamentos não é coisa simples, e só com receituário de médico local;

- Organize um seguro viagem, incluindo a assistência necessária caso você precise ir ao hospital;

- Faça um checkup dental;

- Verifique a visão, leve os óculos de sol e, caso use óculos de grau, leve um extra.


Vacinas

Você deve tomar vacinas ou medicamentos para proteger contra doenças como a Febre Tifóide, Hepatite ou Malária. De fato, alguns países exigem que os viajantes tomem certas vacinas, como a da Febre Amarela.

Como certas vacinas precisam ser tomadas semanas ou meses antes de viajar, é melhor consultar o seu médico de seis a oito semanas antes que você vá.

No entanto, se você tiver que viajar a curto prazo, você ainda pode tomar algumas vacinas. O seu médico poderá aconselhar quais as vacinas são adequadas de acordo com:

- Seu histórico médico e idade;

- Seu destino e acomodação;

- A época do ano em que vai viajar;

- A duração da estadia;

- O tipo de viagem, como, por exemplo, excursão de ônibus, avião, cruzeiro ou mochilão.


Fonte: Mundo Simples (www.mundosimples.com.br)



15/03/2017 às 10:59
x

Acessar área restrita